No quarto de Candy

"E ela disse, se tu queres ser livre abre os teus olhos..." - No quarto de Candy - Xutos & Pontapés, 1997

terça-feira, maio 23

Xutos &... Pontapés na bola

-
Presentes em Évora onde abrilhantaram ontem à noite, com um concerto pleno de energia, a Queima das Fitas local, os Xutos & Pontapés acederam a um convite do Correio da Manhã e, sempre ao ataque, a mais emblemática banda rock portuguesa associou-se ao desejo crescente que cada vez mais envolve a nação lusa: Os ‘Xutos’ estão com a Selecção e também eles, habituados a fazer vibrar multidões, acalentam agora a esperança de celebrar tempos de euforia, desta feita longe dos palcos, ainda que Scolari mereça grandes reparos.

“Se passarem da primeira fase já é uma grande sorte (risos). Pensam que vão jogar contra equipas fracas e essa ideia engana. É óbvio que como português quero e espero que sigam em frente”, começou por dizer Kalú, indefectível portista e amante do futebol. Que por estas duas razões não deixa de ter um olhar crítico sobre uma certa ausência: “O Quaresma tinha lugar e cito as palavras do meu presidente, Pinto da Costa, ‘quem dispensa Quaresma, melhor jogador do Campeonato Nacional, tem de ser campeão mundial’”.

Tim, o vocalista, assume de pronto o discurso e revela confiança, já com o Mundial em perspectiva: “Temos equipa para chegar longe e fazer um bom Mundial. Essa é a minha ideia”, sustentou.

Tim, Zé Pedro, Kalú e Cabeleira, elementos históricos de uma banda cheia de memórias, aceitaram o repto do CM e, pegando em alguns dos nomes de temas que os ‘Xutos’ celebrizaram, direccionaram-nos com recados para a nossa Selecção. Scolari, por exemplo, é, como não poderia deixar de ser, ‘O Homem do Leme’: “Só esperamos que o senhor Scolari escolha os linhas certas para cada jogo, porque substituições só há três. No Europeu, o teimoso, se não recorresse aos jogadores do FC Porto, e o Deco, entre outros, começou de fora, a história era outra. E a minha mão até é brasileira, há guerra lá em casa, mas até por isso estou com ele”, garantiu Kalú.

REMAR, REMAR

"Lutar pelo objectivo da vitória é bonito de pensar mas é quase impossível. Além das selecções haverá certamente muitos cordéis a mexer por trás. Mas vamos esperar e ver Lembro é que perdemos uma final com a Grécia, essa desconhecida."

A MINHA CASINHA

"Saudades dos jogadores Já não existe esse saudosismo do bacalhau e do azeite. Mais de metade dos jogadores até jogam longe de casa, espalhados pelo Mundo. Já têm hábitos. Não será pela saudade que as coisas vão correr mal."

AI SE ELE CAI

"Dedicada ao Ronaldo Às vezes é tal e qual como o Ronaldinho Gaúcho, tanto é bajulado que às vezes esquecem-se de como devem e têm de jogar. Mas não convém que ele caia muitas vezes no Mundial pelo menos tantas como o Simão (risos)."

QUEIMANDO TEMPO

"Queimar tempo, por vezes, é importante, passa por segurar bem a bola, mas sempre que possível Portugal deve estar perto da linha de golo da baliza defendida pelo adversário. Afinal, segurar resultados nunca deu bom resultado "

CIRCO DE FERAS

"O próprio Campeonato do Mundo é um autêntico circo de feras. É mais ‘business’ que jogar à bola, e temos pena que assim seja, mas é a vida. O tempo de Eusébio e do Mundial de 1966 já passou Já não há aquele amor à camisola de antigamente."

O QUE FOI NÃO VOLTA A SER

"Saltillo ou Coreia e Japão esses acontecimentos esperamos que não se repitam, mas infelizmente o que foi ainda pode voltar a ser. Mas também pela positiva: Basta lembrar o terceiro lugar no Euro em França ou no Mundial em Inglaterra."

SAI P`RA RUA

"Todo o País está com a selecção nacional. Aliás, o País está tão mal que o futebol é o nosso Deus. Faz-nos crer e acreditar em qualquer coisa bonita. Faz-nos sonhar, dá esperança às pessoas e isso é positivo."

NÃO SOU O ÚNICO

"A estar de olhos postos em vós. Mas não acusem a pressão. Vão sem medo, joguem à vontade aquiloque sabem e não o que os outros querem que vocês joguem. Não se deixem condicionar pela pressão ou pela opinião pública."

DIA DE SÃO RECEBER

"Que tal a taça de Campeões? Mais bonito que a Taça, estou certo de que os jogadores querem é receber os prémios de jogo, que são por certo, chorudos. Depois, o Mundial é uma montra. Valorizam-se. E até por isso lamento ausência do Quaresma..."

AVE MARIA

"A nossa crença na Selecção Sinceramente, não vamos a Fátima de joelhos nem me ponho de joelhos pela Selecção. Só mesmo com joelheiras (risos). Mas tenho fé quanto baste na nossa Selecção. "

INFERNO

"Um verdadeiro inferno seria levarmos uma coça de Angola logo no primeiro jogo e de repente voltarem todos a por os pés na terra. Todo o cuidado é pouco para evitar que se repitam infernos já passados, no México, na Coreia..."

Jornalista: Pedro Rita, Évora
in Correio da Manhã
-

2 Comments:

  • At 10:44 da tarde, outubro 20, 2006, Blogger Suz said…

    este blog é uma vergonha!
    toca a actualizar!! ;)

     
  • At 12:52 da manhã, janeiro 17, 2009, Blogger superliftman said…

    A vida vai torta
    Jamais se endireita
    O azar persegue
    Enconde-se à espreita

    Nunca dei um passo
    Que fosse o correcto
    Eu nunca fiz nada
    Que batesse certo


    Enquanto esperavas no fundo da rua
    Pensava em ti e em que sorte era a tua
    Quero-te tanto...quero-te tanto
    Quero-te tanto...quero-te tanto

    De modo que a vida
    É um circo de feras
    E uns entre tantos
    São as minhas feras

    Nunca dei um passo
    Que fosse o correcto
    Eu nunca fiz nada
    Que batesse certo


    Enquanto esperavas no fundo da rua
    Pensava em ti e em que sorte era a tua
    Quero-te tanto...quero-te tanto
    Quero-te tanto...quero-te tanto

     

Enviar um comentário

<< Home