No quarto de Candy

"E ela disse, se tu queres ser livre abre os teus olhos..." - No quarto de Candy - Xutos & Pontapés, 1997

quinta-feira, março 2

Jornal O Jogo 26.02.2006

Xutos & muita fé

Kalu quer dar "uma coça nos vermelhos, que foram lá acima ganhar 2-0 e isso não pode ser"... Zé Pedro quer um "Benfica deliberadamente ao ataque" hoje ao princípio da noite. Ambos querem ver o Inferno da Luz transformado num paraíso
RODRIGO CORTEZ

Estádio da Luz, 19h45. O árbitro João Ferreira está pronto a dar início a mais um clássico - que, na terminologia da mais popular banda rock portuguesa poderia adoptar a designação "circo de feras". A música agora é outra. Zé Pedro e Kalu estão de olhos pregados no relvado, alheios a tudo o resto, corações a palpitar. Não, não são os únicos, mas o guitarrista e o baterista dos Xutos & Pontapés vibram a sério e vêem no Benfica-FC Porto um jogo crucial - principalmente para o clube da Luz, que tem uma desvantagem pontual irreversível em caso de derrota. Quanto aos portistas, ficaram com o orgulho ferido na primeira volta e querem limpar a honra...

"Para o Benfica é um jogo de vida ou de morte", aponta Kalu. "Para o FC Porto não tanto, porque o campeonato é longo, faz-se de pontos e neste momento estamos com uma vantagem confortável. Mas de qualquer maneira uma coça nos vermelhos era o ideal. Foram lá acima ganhar-nos 2-0 e isso não pode ser..." Zé Pedro reconhece a importância da partida para o emblema do seu coração: "É verdade, está bem visto pelo Kalu. Se não ganharmos este jogo fica muito complicado."

Os homens do leme

Os dois músicos reflectem as opiniões da esmagadora maioria dos adeptos encarnados ou azuis e brancos. Ronald Koeman e Co Adriaanse, os homens do leme, tanto têm suscitado amor como ódio e, como tal, neste momento é natural que não sejam ainda consensuais. "Eu gosto da postura do Ronald Koeman, que é uma pessoa calma e ponderada. Ainda não estou totalmente convencido, mas pode dizer-se que estou a dar-lhe o benefício da dúvida", avança Zé Pedro, num estado de alma parecido com o do companheiro, que embora esteja já mais sintonizado com as ideias de Co Adriaanse, não deixa de o considerar "um pouco casmurro".

Por sua vez, Kalu até já gosta "do sistema de três defesas, que está mais afinado". É uma táctica que "implica que esteja mais um jogador à frente", alterando "a pressão sobre o adversário, que é muito maior". Para a frente joga Zé Pedro: "Defendo que o Benfica entre deliberadamente ao ataque. A nossa obrigação é atacar o FC Porto logo desde o início, para assim quebrar qualquer tentativa ofensiva por parte deles."

Um pouco de fé...

Simão e Nuno Gomes de um lado; Quaresma, Adriano ou McCarthy. São estes os homens em quem os músicos depositam mais fé para a partida de hoje. "O Nuno Gomes está em grande forma", expressa Zé Pedro. O Simão, por outro lado, é "o maestro". E isto apesar de admitir que uma transferência talvez fosse boa para ele. "No Benfica é uma peça fundamental. Não gostava que ele saísse, mas poderia ser bom para ele e para a sua realização pessoal."

Quanto a Kalu, destaca "o oportunismo" de Adriano e o próprio McCarthy, que "está a fazer bem o papel de segundo avançado". De resto, só tem "pena é que o Hugo Almeida não jogue mais vezes. Pelo menos tem altura para lutar com o Luisão..." Quanto a Quaresma, "só tem 22 anos, mas já está em grande nível e pode chegar muito longe".
Jornalista: Rodrigo Cortez

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home